sábado, 21 de abril de 2012

O Federalismo no Brasil


O Federalismo é um sistema político em que vários estados se unem para formar uma entidade maior, sem que percam, no entanto, a sua autonomia.
Vários países foram formados dessa forma e muitos ainda hoje mantém esse modelo, como a Suíça e os Estados Unidos da América, cujo federalismo é o mais perfeito do planeta.
O Brasil também foi formado dessa maneira, tanto que no início da República os governadores dos estados eram chamados de Presidentes, pois cada estado da federação era quase totalmente autônomo em relação ao governo central.
Com o passar do tempo o governo central foi impondo seu poder sobre os estados e acabando com as autonomias, chegando até os dias de hoje em que o país é totalitariamente controlado pelo governo central, não restando aos estados nada além de mendigar verbas para as obras mais básicas, além de serem reféns dos conchavos políticos e dos interesses de Brasília.
O centralismo quase absoluto em que o país está mergulhado é a principal causa de todas as mazelas com que convivemos: corrupção, desmandos, injustiça social, paternalismo exacerbado, desvios de dinheiro público, falência dos estados e municípios, falta de escolas, de estradas, de portos, de hospitais, de médicos, de segurança e de policiais, de saneamento básico, e etc.
E isso acontece porque o governo central usurpa dos estados e municípios praticamente todo o dinheiro que é arrecadado com os impostos, deixando esses mesmos estados e municípios à mingua.
Nesse passeio do dinheiro público por Brasília boa parte se perde em negociatas, desvios e corrupção.
Uma das principais características do Federalismo é justamente promover mudanças para que a riqueza gerada no município fique no município, podendo ser controlado pelo cidadão que mora no município, e usado para melhorias no local em que foi produzido.
O Movimento Federalista, o Partido Federalista e o Instituto Federalista tentam justamente resgatar essas soberanias estaduais e municipais para promover a verdadeira democracia, um crescimento mais rápido e sólido da economia do país e, em consequência, uma maior justiça social.
Visitem os sites dessas instituições para conhecer os princípios e fundamentos do verdadeiro Federalismo.
GermanoCWB



0 comentários:

Postar um comentário

Agradeço muito seu comentário, porém comentários ofensivos, ou em CAIXA ALTA, ou escritos em miguxês, ou ainda em internetês serão deletados.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Walgreens Printable Coupons